Azimut Yachts anuncia nova fase estratégica para acelerar investimentos e o crescimento no Brasil

Nova estrutura de liderança da marca global é implementada para aprofundar a integração com a matriz e impulsionar a próxima onda de inovação e desenvolvimento no mercado brasileiro, um pilar estratégico para o Grupo Azimut-Benetti. O anúncio foi feito por Marco Valle, CEO do Grupo Azimut|Benetti, em visita ao Brasil._

Itajaí, SC, 07 de outubro de 2025 – Em visita à sede da Azimut Yachts em Itajaí (SC), Marco Valle, CEO do Grupo Azimut|Benetti — líder mundial na construção de iates de luxo — anunciou nessa segunda-feira (6) uma nova fase de aceleração para a operação brasileira. A iniciativa visa fortalecer o papel do Brasil como um centro de excelência global e é marcada pela implementação de uma nova estrutura de liderança e pela confirmação de um novo plano de investimentos.

Para conduzir esta nova etapa, a empresa nomeou Andrea Consolini, atual diretor financeiro, como CEO interino no Brasil A governança é fortalecida com a chegada de Roy Capasso, executivo de consolidada experiência internacional no setor, que assume como diretor comercial, e com o suporte estratégico de Giorgio Gallia, conselheiro de administração do Grupo.

A Azimut do Brasil é líder da náutica de alto padrão no mercado, com 15 anos de história no Brasil. A filial produtiva no país conta com cerca de 600 colaboradores e um valor de produção em torno de R$ 600 milhões na última temporada. O Grupo italiano agora impulsiona a operação para um novo patamar de desenvolvimento, acelerando a execução do plano estratégico, o qual deverá impactar na geração de empregos e inovações. O plano se estrutura em três prioridades:

Aprimoramento Produtivo: Elevar a eficiência e a capacidade tecnológica da fábrica.

Expansão da Capacidade Industrial: Suportar o crescimento da demanda local e de exportação.

Renovação da Linha de Produtos: Inovar de forma contínua com o desenvolvimento de novos modelos, especialmente de embarcações acima de 25 metros, seguindo o sucesso comercial da Azimut Grande 25M, que teve sua estreia mundial recente no país.

“Esta nova estrutura é um reflexo direto da fundamental importância do Brasil em nossa estratégia global. Inovamos ano a ano e estamos acelerando esse crescimento”, afirma Marco Valle, CEO do Grupo Azimut|Benetti. “Nosso foco é integrar cada vez mais todas as operações globais e, por isso, traremos nossa mais recente e avançada tecnologia e nossas inovações, para impulsionar a eficiência e a capacidade produtiva, o crescimento de longo prazo e elevar a experiência de nossos clientes a um novo nível.”

A nova liderança traz um reforço de peso internacional. Roy Capasso, proveniente de uma família com tradição na náutica, campeão mundial de offshore, alia a paixão pelo mar a uma carreira executiva de alto nível, com vasta experiência em estratégias comerciais e desenvolvimento de mercados globais em marcas como Club Swan Yachts. Giorgio Gallia incorpora a expertise em gestão e operações internacionais, desenvolvida em posições seniores no Grupo Iveco, para garantir o alinhamento estratégico e a excelência operacional.

Com uma governança fortalecida e investimentos estruturados, a Azimut do Brasil mira o futuro para reforçar a sua liderança no país.