São Paulo Boat Show 2025 registra recorde de vendas e movimenta a Economia do Mar no Brasil

O São Paulo Boat Show 2025 encerrou com recorde histórico de vendas: mais de 750 barcos negociados, crescimento de 7,1% em relação ao ano passado, quando foram fechados 700 negócios. Ao longo de seis dias, o evento reuniu mais de 120 marcas expositoras, apresentou cerca de 170 embarcações e recebeu 40 mil visitantes no São Paulo Expo, confirmando sua posição como o maior palco de negócios da indústria náutica da América Latina. Os números refletem o bom momento da chamada Economia do Mar, que já contabiliza mais de 1 milhão de barcos registrados no Brasil e gera 150 mil empregos diretos e indiretos com a indústria náutica, segundo dados da Associação Brasileira dos Construtores de Barcos e seus Implementos (Acobar).

“O resultado desta edição mostra como o setor náutico é um verdadeiro propulsor para o desenvolvimento econômico do país. Cada barco novo vendido significa empregos gerados em estaleiros, marinas, fornecedores e serviços associados, além de maior arrecadação de impostos que retornam para a sociedade. O setor náutico no Brasil possui um potencial de crescimento imenso, especialmente quando olhamos para o turismo náutico e para a expansão das estruturas de apoio. O São Paulo Boat Show é o reflexo desse movimento: um espaço que conecta inovação, negócios e estilo de vida, e que contribui diretamente para que o mar seja um dos grandes motores da economia brasileira”, afirma Thalita Vicentini, diretora do Grupo Náutica/Boat Show Eventos.

Na avaliação do secretário nacional de Infraestrutura, Crédito e Investimentos no Ministério do Turismo, Carlos Menezes Sobral, os resultados vão além dos negócios fechados na feira: “O turismo náutico desempenha papel estratégico no desenvolvimento econômico do país, ao impulsionar empregos e renda, estimular comércio e serviços locais, atrair investimentos em infraestrutura e fortalecer a indústria náutica. Além de diversificar a oferta turística e ampliar o fluxo de visitantes nacionais e internacionais, promove o desenvolvimento regional de forma sustentável”.

Entre os expositores, o sentimento é de otimismo e reconhecimento do papel do evento como catalisador de negócios e relacionamento com o público. “O São Paulo Boat Show é o principal evento do ano para a Intermarine. É o momento de apresentar lançamentos, mostrar nosso trabalho, receber clientes e reencontrar amigos e apaixonados pelo mar. Aproveitamos essa edição, que é o maior evento náutico da América Latina, para celebrar nossa história e lançar o futuro com a nova Intermarine 25 Metros”, afirma Roberta Ramalho, presidente da Intermarine.

A visão é compartilhada por outros grandes estaleiros nacionais. “Estar no São Paulo Boat Show é fundamental pela proximidade que temos com nossos consumidores. É uma troca muito significativa, uma oportunidade de conversar, ouvir e entender de perto o público. Nosso estande está entre os mais movimentados da feira, o que torna essa experiência ainda mais especial para a Fibrafort”, afirma Barbara Martendal, diretora de negócios da Fibrafort.

Quase 20% das embarcações expostas neste ano eram lançamentos, um dado que evidencia a força inovadora da indústria e a relevância do São Paulo Boat Show como palco para novidades que ditam o ritmo do mercado náutico no Brasil.

O calendário náutico brasileiro segue movimentado. O próximo evento será o Salvador Boat Show 2025, que será realizado de 30 de outubro a 2 de novembro, na Bahia Marina. Em sua segunda edição, o evento promete ampliar ainda mais a presença da náutica no Nordeste, ao reunir grandes marcas nacionais, oferecer test-drives na Baía de Todos-os-Santos e reforçar a vocação da região como um dos polos mais promissores para o turismo náutico no país.

default